Santo Antônio do Planalto tem novo levantamento do índice do mosquito aedes

Santo Antonio do Planalto - RS

Em meio às diversas ações promovidas no combate e controle da dengue, nos dias 18 e 19 de abril, segunda e terça-feira, as agentes de endemias de Santo Antônio do Planalto realizaram no município uma nova etapa do LIRA, o Levantamento de Índice Rápido do Aedes. O LIRA é um método de verificação rápida que ocorre em uma semana sobre a situação de infestação do aedes aegypti, através da obtenção do índice de infestação predial.

Através do levantamento, 25% dos imóveis do município são visitados pela equipe. Nas vistorias, é verificada e monitorada a presença de larvas do mosquito na área urbana do município. Nesta etapa, o levantamento foi efetuado pelas duas agentes comunitárias de endemias contratadas pelo município.

Segundo a agente de endemias Letícia Strauss, foram inspecionados 176 imóveis, nos quais foram coletadas três amostras com larvas, enviadas em seguida para análise laboratorial oficial da Coordenadoria Regional de Saúde em Passo Fundo. “Esta ação do LIRA é desenvolvida rapidamente, porém as visitas ocorrem normalmente a cada dois meses no perímetro urbano e é necessário que a população nos auxilie no combate ao mosquito aedes com a observação em seus imóveis de locais onde possa ocorrer a procriação de focos deste mosquito. Também é fundamental que as pessoas recebam as agentes de endemias e de saúde, profissionais que levarão orientações sobre os cuidados para evitar a presença deste mosquito”, reforça a agente de endemias Adrieli Soletti.


Fabricio Carvalho
Assessoria de Imprensa

26/04/2016


> >>

Página 1 de 39
Encontrados 387 Registros