REALIZADA 8ª EDIÇÃO MOVIMENTO NOVEMBRO AZUL NA COMUNIDADE

Postado em 22 de Novembro de 2019.

Depois do “Outubro Rosa”, período dedicado à conscientização da mulher no combate e prevenção ao câncer de mama, iniciou-se a campanha “Novembro Azul” com a temática “Atenção Homens chegou a sua vez: previna-se contra o Câncer de Próstata”.

Em Santo Antônio do Planalto-RS à Unidade de Saúde foi ornamentada e preparada para a promoção de ações contra o câncer de próstata, que foram promovidas durante todo mês. Estão sendo oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, gratuitamente palestras, além da solicitação de exame de marcador de próstata e encaminhamento para especialistas.

A abertura da Campanha Novembro Azul, ocorreu nesta sexta-feira (22), às 19h00, no CTG Porteira do Planalto, com a palestra do renomado urologista Drº Andre Teobaldo Lau, o qual já desenvolve ações de combate ao câncer prostático em Santo Antônio do Planalto há mais de 20 anos. A Campanha é uma iniciativa que tem como objetivo alertar sobre a saúde do homem, principalmente quanto a importância dos exames para diagnosticar precocemente o câncer de próstata.

Conforme Drº Andre a “Campanha Novembro Azul tem o intuito de prevenir o câncer de próstata e promover mudanças de paradigmas no público masculino em relação à realização do exame, explica que o exame da próstata consiste no toque retal e na dosagem sérica do PSA no sangue. “O objetivo deste, é o diagnóstico precoce. No câncer de próstata, o tratamento e radioterapia têm acima de 80% de chance de cura da doença”. A participação dos homens nesta campanha é fundamental para que o diagnóstico precoce favoreça as chances de cura. A Rede Pública de Saúde está preparada e organizada para ofertas exames e ações de conscientização em todas as unidades de saúde, o nosso papel é fortalecer a Atenção Primária, na saúde preventiva da população ”.

A ideia é promover melhorias das condições de saúde do homem, bem como ampliar a expectativa de vida, já que vivem em média sete anos a menos que as mulheres. -"É necessário conscientizar essa população quanto à importância do acompanhamento em saúde, a fim de identificar precocemente possíveis problemas, obtendo melhores resultados no tratamento", comenta o Enfermeiro Gustavo Kasperbauer da Secretaria Municipal de Saúde. Ainda segundo Gustavo, as atividades do Novembro Azul são voltadas para conscientização da sociedade sobre as doenças que prevalecem nos homens. “As atividades são voltadas, principalmente aos homens, mas toda sociedade pode participar para entender sobre as doenças como câncer de próstata e de pele, que prevalecem no sexo masculino. O mais importante é despertar a consciência de que a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata são o caminho mais rápido para cura”, disse.

Os agentes comunitários de saúde serão parceiros na divulgação, rastreamento, capacitação para reconhecimento precoce e encaminhamento da população para a Unidade de Saúde de acordo com área de abrangência.
A diretora de Saúde, Claudiana Vergutz, afirma que abordar a saúde dos homens é uma das prioridades para o avanço do cuidado na atenção básica e a consequente redução dos índices de adoecimento e morte por causas evitáveis. Segundo ela, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 36% das mortes entre homens são evitáveis, sendo que iniciativas como essas impactam e promovem a saúde em nossa comunidade. Ainda segundo Claudiana a ideia é tornar os homens mais conscientes e alertar para alguns preconceitos que podem colocar em risco suas vidas”. Vale destacar, que é importante que os interessados procurem a nossa unidade de saúde para obter detalhes da programação completa na Saúde do Homem.

Aproveitou-se o momento para o encerramento do Grupo de Combate ao Tabagismo. Os participantes que estavam há mais de quatro meses sem fumar receberam um certificado oferecido pelo Grupo de Saúde da Unida de Saúde de Santo Antônio do Planalto-RS.

Na oportunidade, o médico Drª Andre Lau e demais autoridades entregaram o certificado com a mensagem de incentivo e reflexão aos presentes. Logo após, foi realizada uma confraternização entre os participantes. A Secretaria Municipal de Saúde parabeniza a todos que bravamente têm lutado contra o tabagismo.

A equipe de combate ao Tabagismo formada por médico, enfermeiro, psicóloga e estagiários de enfermagem e psicologia agradecem o apoio da Administração de Santo Antônio do Planalto e o prefeito Elio Gilberto Luz de Freitas, pois se realizarem sempre prestativos quando solicitados.
Se você não consegue parar de fumar sozinho, procure um tratamento especializado. Para informações mais detalhadas, consulte a coordenação de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio do Planalto, onde em Março de 2020 começara as inscrições para um novo Grupo de interessados em cessar o tabagismo, através telefone 54 3337 1823 ou manifeste seu desejo a sua agente comunitária de saúde. Os encontros se dão à noite a fim de facilitar o egresso de trabalhadores, sendo realizados no Posto de Saúde na última Quinta-Feira de cada mês.

Ao final do encontro houvera a tradicional partida de bocha onde os participantes puderam exercitar suas habilidades e integrar-se disputando na modalidade duplas, sendo declarados campeões nesta edição com 1º Lugar- Arlei Luis Muller e Cesar Possa; 2ª Lugar Andre Adalberto Zimmer e Odair José Pozza e o 3º Lugar- Rodrigo João Maier e Alfredo Salvia.

© 2017 APNET Informática

>>>