Reunião definiu as metas da Disciplina de Educação Fiscal para 2020

Postado em 26 de Fevereiro de 2020.

A Educação Fiscal é trabalhada no município de Santo Antônio do Planalto desde as séries iniciais dos 4º e 5º anos, com o objetivo de formar cidadãos instruídos sobre o assunto. No dia 21 de fevereiro, ocorreu uma reunião no Gabinete da Secretária Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo com o novo Grupo Municipal de Educação Fiscal – GMEF portaria 072/2020, secretária Municipal Tania Mara Wagner, pedagoga do município Andrea de Mello Lopes e diretora da EMEF São Paulo Liciane Cristina Deuner, para definições, organizações e programações da Disciplina de “Educação Fiscal” para o ano letivo 2020, disciplina essa que faz parte da grade curricular destas turmas em específico de forma transversal nas demais disciplinas.
Durante o momento foram estabelecidas e colocadas em Ata GMEF, as seguintes metas e programações:
- As apostilas específicas, com conteúdos separados, sendo, uma para o 4º e outra para o 5º ano continuam, onde as mesmas foram atualizadas já para o ano de 2020.
- Neste primeiro semestre de 2020, será realizado o 2º concurso de Redação Dissertativa, abrangendo e com relação a Mascote oficial “Tributinha” e o Slogan “Fiscalização todo dia, progresso com cidadania”, ambos escolhidos em concursos nos anos anteriores. Participação na Festa Junina Anual da EMEF São Paulo.
- Os assuntos da apostila sobre educação serão aplicados transversalmente com as demais disciplinas e registrados no sistema, agregados “Educação Fiscal”.
- Ocorrerá a participação do tema no desfile da pátria em setembro.
- O coordenador do GMEF, Fiscal Vanderlei Marcelo Lermen, se reunirá individualmente com cada professora responsável de cada turma, sendo: Suzana Aparecida da Silva (4º ano amanhã), Aline Gabriela Seelig (4º ano tarde) e Viviane Vogelmann (5º ano manhã), para repassar as definições das metas da reunião da disciplina em destaque.
Foi destacada ainda, a importância deste tema para o aprendizado do aluno, pois tem muita relevância na formação do aluno como cidadão e seu entendimento no crescimento. Segundo o fiscal Vanderlei Marcelo Lermen, após implantação da disciplina, em 2016, nota-se o entusiasmo dos estudantes em aprender sobre o tema. “Muitas crianças demonstram interesse e nos abordam na rua com perguntas ou comentários sobre o assunto. Acredito que estamos no caminho certo para formarmos cidadãos atentos, críticos e informados”, disse Vanderlei.