BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO SEMANAL-SANTO ANTÔNIO DO PLANALTO-RS

Postado em 22 de Maio de 2020.

A Vigilância Epidemiológica Municipal informa que até o presente momento encontram-se 2 casos suspeitos que aguardam o tempo de ativação dos anticorpos para realização dos testes rápidos e encerramento dos casos e das medidas de isolamento, e que destes 7 familiares próximos dos contatos foram mantidos em isolamento domiciliar conjunto.

“Antes deste período, a defesa do corpo pode ainda não estar ativa. Caso o teste rápido seja realizado antes da hora, pode apresentar um resultado falso negativo”. Apenas de 10 a 14 dias do início dos sintomas, é que o teste será mais efetivo. A Secretaria de Saúde dispõe do teste da marca Wondfo recebidos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e que obedecem aos protocolos do Ministério da Saúde e indicação clínica para o uso. O valor de sensibilidade informado na bula do produto é 86,43%.

A única limitação deste diagnóstico, ponderam os responsáveis pela Secretaria de Saúde, é o medo: “Em situação pânico, as pessoas procuram a assistência a saúde logo no início dos sintomas. E se fizerem o teste rápido, pode dar falso negativo.” Além do alto custo e a pouca quantidade de unidades que cada Município recebeu, necessita-se haver um cuidado legal baseado nos protocolos clínicos para sua aplicação.

© 2017 APNET Informática