Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Setembro Amarelo

Postado em 13 de Setembro de 2021.

O Setembro foi escolhido, para ser um mês dedicado à prevenção do suicídio. Setembro Amarelo trata-se de uma campanha que que teve início no Brasil em 2015, que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio. Neste ano o tema é “Agir salva vidas”.
Você sabia que no Brasil, todos os dias cerca de 32 pessoas dão fim a própria vida. O número correspondente a uma morte a cada 45 minutos, e que 17% da população brasileira, em algum momento, pensou em cometer suicídio e cerca de 48% dessas pessoas elaboraram um plano para isso? (Dados de um estudo da Unicamp). Por isso, é necessário derrubar este tabu, conversas,
desmistificar e falar sobre o suicídio. Afinal esse é um fenômeno que pode afetar qualquer pessoa, independente de classe social, idade, orientação, etc... E a informação sempre será nossa principal aliada.
Falar sobre suicídio é a nossa melhor forma de prevenir. O primeiro passo é saber reconhecer os sinais de alerta em pessoas próximas e em você mesmo.
Frases como:
“As pessoas serão mais felizes sem mim.”
“Eu não aguento mais essa vida”.
“Eu preferia estar morto”.
“A vida não faz mais sentido para mim.”
Assim como pensamentos de desesperança, alterações extremas de humor, como excesso de raiva, ansiedade, sentimentos intensos de culpa ou vergonha.
Mudanças extremas da rotina, abandonando atividades que lhe dão prazer. Comportamentos perigosos, sem medir as consequências. Geralmente a ideia de suicídio está ligada a um sentimento de que a pessoa está no fundo do poço. A felicidade súbita, a melhora repentina de quem não está bem à algum tempo, também pode ser um sinal importante, de que a pessoa já aceitou a decisão de encerrar a própria vida.
Se você apresenta alguns desses sinais ou conhece alguém que esteja demonstrando tais pensamentos, procure ajuda em locais como:
Postos de saúde;
Centro de Valorização da Vida (CVV) através do número 188.
CRAS do município;
VIVER É A MELHOR OPÇÃO SEMPRE. - FALAR SEMPRE É A MELHOR OPÇÃO.
PSICÓLOGA CINARA GRAZIOLI – CRP 07/21389

© 2017 APNET Informática