Grupo de Saúde Mental inicia atividades do ano

Postado em 12 de Abril de 2017.

Iniciaram neste mês de abril as atividades de 2017 do Grupo de Saúde Mental com oficinas terapêuticas, do município de Santo Antônio do Planalto. O Grupo conta com o apoio da Administração Municipal e da Secretaria Municipal de Saúde com um total de 23 participantes neste primeiro momento integrativo. Os encontros serão em caráter semanal, e busca unir saúde, convívio social, produtividade e cultura. “Isto é para transformar o conceito de saúde mental, resgatara dignidade, autoestima, inserção social dos portadores de sofrimento psíquico, fazendo com que eles sintam-se capazes de produzir, sonhar, desejar, acreditar e desenvolver suas capacidades”, afirma o coordenador de saúde do município, Gustavo Kasperbauer. 


Os encontros serão realizados nas segundas-feiras, contará com quatro horas de atividades desenvolvidas pela psicóloga Daniela Pittol e oficineira Senilda Girardello. Para que sejam desencadeadas questões teóricas, através de conversa e palestras, e questões práticas, como dinâmicas e oficinas. No primeiro encontro deste mês de abril, foram confeccionados chocolates caseiros, distribuídos para os alunos da Educação Infantil Municipal na Escola Marisa Margarida, nesta terça-feira, dia 11. A entrega foi realizada pelos participantes do Grupo às crianças da creche municipal.


O município conta com o Grupo desde o ano de 2012, e contou com a participação de mais de 100 pessoas portadoras de algum sofrimento psíquico ao longo desses anos. Além dos objetivos citados pelo coordenador de saúde, o grupo visa também resgatar a autoestima na promoção das oficinas, para demonstrar suas capacidades criativas e produtivas, minimizar os transtornos emocionais que são decorrentes da condição clínica e social, enturmá-los, reduzir o número de internações psiquiátricas e o uso de medicações, e promover a saúde através deste contato de forma cuidadosa dos profissionais da saúde e dinâmica.


 


Bruna Foking


Assessoria de Imprensa


 


Crédito das fotos: divulgação

© 2017 APNET Informática