VII Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Santo Antônio do Planalto

Postado em 09 de Junho de 2017.

A quinta-feira (08) foi marcada no município de Santo Antônio do Planalto pela VII edição da Conferência Municipal de Assistência Social, no CTG Porteira do Planalto. A programação estendeu-se durante todo o dia e contou com mais de 100 participantes.

O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) aponta que os municípios devem realizar em conjunto com os conselhos Municipais de Assistência Social, as conferências de Assistência Social, pois é o momento de avaliação da Política de Assistência Social do município, e a partir das deliberações propostas definir diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

A abertura dos trabalhos foi agraciada com apresentação do grupo do Cras, o coral, Cantar é Viver. Após, o prefeito municipal Élio Freitas agradeceu a presença de todos os presentes, destacou a importância do trabalhado da Assistência Social realizado no município, e parabenizou o Conselho Municipal de Assistência Social, a Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social e equipe do Cras pelo comprometimento e organização do evento. A palestra sobre o tema: “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Suas” e o trabalhos em grupo foram ministrados pela assistente social Márcia Kurtz.

Os participantes foram distribuídos em quatro grupos de trabalho, onde cada grupo discutiu sobre um eixo. O Eixo I deliberava sobre “A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais” O Eixo II, sobre “Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no Suas”. O Eixo III, sobre “Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais” e o Eixo IV, sobre “A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais”. As propostas elaboradas foram apresentadas pelos relatores de cada grupo e aprovadas com unanimidade, serão encaminhadas para o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas).

Na oportunidade, foram eleitos os delegados que participarão da XII Conferência Estadual de Assistência Social, que ocorrerá de 03 a 05 de novembro em Porto Alegre. Foram eleitas como representantes do Governo, Marilyn Grevenhagen como titular, e Márcia Worm como suplente. Representando a Sociedade Civil, Eliana Drehmer como titular, e Sônia Allebrandt como suplente.

Após as atividades, os participantes do evento receberam certificados. O Conselho Municipal de Assistência Social juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social, agradece a presença e colaboração de todos.


Bruna Foking
Assessoria de Imprensa
Crédito das fotos: Loren Corrêa

© 2017 APNET Informática