Consulta Popular é pauta em Assembleia Pública Municipal

Postado em 10 de Julho de 2017.

A sexta-feira, dia 07 de julho foi marcada em Santo Antônio do Planalto pela Assembleia Pública Municipal referente a Consulta Popular 2017/2018. O evento ocorreu nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores e reuniu mais de 50 participantes.

Coordenado pela presidente do Corede Produção, Munira Medeiros Awad, o momento foi de definição de algumas diretrizes referentes a consulta popular, que esse ano acontecerá nos dias 01,02 e 03 de agosto de 2017, somente em meio eletrônico, nas modalidades on line, off line e via mensagem de texto SMS. A votação na modalidade on line será através do site www.consultapopular.rs.gov.br, cada eleitor poderá votar apenas uma vez, em apenas um projeto da cédula e precisará do título de eleitor. Nos dias da votação, estarão disponíveis pontos de votação na Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e em todas as secretarias municipais.

Foram definidos durante a assembleia seis projetos que irão compor a cédula de votação. Confira:
- Reforçar para agilizar (segurança pública);
- Cultura da paz na escola;
- Implantação de vídeo monitoramento;
- Abatedor Regional de Peixes; e
- Apoio ao Hospital Público Regional.

Após a definição dos projetos, foram eleitos dois delegados que acompanharão todo o processo da consulta, eleitas Aline Nardin e Sandra Bianchetti. O Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) conta com a participação de toda a população nesse importante processo democrático que possibilita que a comunidade defina onde serão investidos os recursos.

Para acompanhar o processo da Consulta Popular, acesse a agenda pelo link http://www.consultapopular.rs.gov.br/agenda-da-consulta/. Participe deste momento importante para o município e faça parte de novas conquistas. Após a votação, os resultados são encaminhados à Secretaria Estadual do Planejamento e Desenvolvimento Regional, responsável pela elaboração do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA).

É através deste momento, que o Governo do Estado define valores deliberados aos cerca de 500 municípios do Estado para deliberação e investimentos à população, através de critérios de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese), portanto, é de extrema importância a participação de todos os santo-antonienses.


Bruna Foking
Assessoria de Imprensa

© 2017 APNET Informática