Eventos marcam o mês de dezembro no município

Postado em 05 de Dezembro de 2017.

Nos dias 01 e 02, ocorreu no município de Santo Antônio do Planalto, a V Mostra Microrregional do Artesanato e Produtos Coloniais, I Encontro Microrregional de Juventude Rural e Abertura do Natal Luz e Paz 2017. O Ginásio da Comunidade Evangélica recebeu cerca de mil pessoas entre as diversas atrações. A abertura do evento foi realizada na manhã do dia 01, e participaram as autoridades locais, prefeito municipal Elio Gilberto Luz de Freitas, vice-prefeito Gerno Adelar Altmann, presidente da Ascar/Emater-RS Clair Tomé Kunh, gerente regional da Ascar/Emater-RS Oriberto Adami, representante do escritório municipal da Ascar/Emater-RS Idanir Bianchetti, presidente da Câmara de Vereadores Leandro Gomes, demais vereadores Cezar Formentini, Elder Knap, Larri Afonso Bangemann, Leticia Karling, Marcos Pedro Griebler, Rodrigo Maier, Vilmar Soares da Silva, e Vilson Altmann. Participaram também, a secretária de Educação, Cultura e Desporto Roseli Arendt, secretário de Agricultura e Meio Ambiente Leonel Adler, comandante da Brigada Militar do município Berenice Muller, gerente do Sicredi Alto Jacuí – agência do município Tatiane Três, gerente do Cresol – agência do município Nilza Karling, gerente da Cotrijal – unidade do município Aline Luersen, rainha do município Fernanda Kronbauer, princesas Nathália Arendt e Verônica Soletti Groli, miss Santo Antônio do Planalto Yésli Paludo, miss Turismo Gaúcha Kimberly Nedef de Paula, miss Conesul Santo Antônio do Planalto Jordania Anhaia.
Durante a abertura, ocorreu ainda a apresentação da Banda Municipal que tem a coordenação do professor Adelar. Após, a visitação à V Mostra Microrregional do Artesanato e Produtos Coloniais foi iniciada, e todo foram convidados a participar das oficinas promovidas pelos parceiros da Ascar/Emater-RS.

V Mostra Microrregional do Artesanato e Produtos Coloniais
Nos dias 01 e 02, os visitantes puderam conferir os espaços destinados à Mostra, participaram 10 expositores, entre eles o Reci’Criare de Santo Antônio do Planalto. Segundo Elaine Albrezht, a entidade existe há cerca de oito anos e conta com três participantes. “Para mim, é muito bom participar desses eventos, pois podemos mostrar nossos trabalhos”, disse Elaine.
Rosane Koch expôs pelo “Pinta de Borda” de Carazinho. “O Grupo existe há cerca de 12 anos, com 12 participantes, é financiado pelo Estado. Realizamos cursos de aperfeiçoamento pela Emater. Artesanato é nosso amor, através disso podemos ocupar nossos tempos de folga”, disse Rosane.
O Grupo Mãos Amigas de Ernetina também participou, Andréia de Oliveira conta que faz parte com mais cerca de 20 participantes, nos 10 anos de atividades. “Podemos participar através da Emater e Cotrijal, e é muito bom, pois podemos conviver com outras pessoas e trocar experiências”, frisou.
O município de Pontão foi representado por dois grupos de artesanato, do Cras e da Coordenadoria da Mulher, com total de aproximadamente 60 participantes. A assistente social de Pontão, Mara Proença Drehmer conta que o espaço possibilita troca, fortalece vínculos comunitários e gera renda às famílias em situação de vulnerabilidade social, com objetivo de aprendizado e educação continuada com as participantes.
O Grupo Artesanarte de Coqueiros do Sul também se fez presente, Salete Kempf conta que o grupo conta com sete participantes e está em trabalhos há cerca de 10 anos. “Gosto muito de participar, pois podemos ter contato com outras pessoas, sair de casa. Para nós o artesanato é uma terapia”, disse Salete.
O grupo santo-antoniense Aconchego do Planalto também expôs. Sônia Altmann, conta que 15 participantes participam há cerca de 15 anos. “É muito bom participar, pois ocupamos a cabeça com tarefas diferentes do nosso dia a dia, além de incentivar a memória, como exemplo de minha mãe de 87 anos, que nos ensina formas de memorizar pontos de crochê, por exemplo. Na Expodireto, somos campeãs de vendas, para nós é um grande incentivo”, conta Sônia.
A Agroindústria Delícias da Colônia conta com o trabalho de oito pessoas, de três famílias. As atividades ocorrem há seis anos. “O trabalho que desenvolvemos é muito bom, sempre buscamos aprender novos produtos e formas para incrementar”, disse Elisiane Klein.
Sirlei Schneider expôs produtos coloniais. “Todos os produtos são produzidos em casa. Participo do evento para mostrar aos participantes do Grupo Jovens do Campo que eles podem assumir trabalhos iniciados pelos seus pais, como no caso de meus filhos, que ambos são graduados e se mantém em casa com os afazeres, isso para nós é imprescindível”, conta Sirlei.
A família Schneider expôs a produção de mudas de cactos, suculentas, temperos e chás. “Através da ideia da Sandra Bianchetti, inicamos o trabalho de produção de mudas há dois meses, estamos gostando muito. A equipe da Emater nos auxiliam e nos ensinam. É uma experiência diferente, mas pensamos em arriscar e agora já pensamos em expandir o negócio”, disse Kelin Schneider.
A Associação dos Deficientes Santo-antonienses (ADS) também expôs, a presidente da entidade Neli da Silva conta que a entidade filantrópica, sem fins lucrativos, completou 10 anos no mês de novembro e visa o auxílio a pessoas com deficientes do município. “Contamos com 96 pessoas com deficiência em Santo Antônio do Planalto, todas cadastradas pelas agentes de saúde, com SID, para que possam receber o auxílio. Agradeço aos familiares, comunidade que ajudam voluntariamente a entidade. Desejo a todos um Feliz Natal e 2018”, disse Neli.

Oficinas
Durante a Mostra, ocorreu Oficinas de Artesanato. No dia 01, foram realizadas as de vaso de pneu para jardim, flor natalina em papel de seda, capa de térmica Papai Noel, colar feminino, bombonier Papai Noel, garrafas decoradas, pinheirinho, cachepo floral customizado, e cuia decorada. No dia 02, as oficinas foram especiais para as Integrantes do Grupo da 3ª Idade, de Cuia Decorada, e às crianças, com tiara de princesa.

Apresentação de talentos locais
Na tarde do dia 01, o público pode conferir as apresentações dos talentos locais. As vozes e sons dos instrumentos encantaram os visitantes. Realizaram apresentação Suellen Giongo, Deuclides Soares, Marlete de Abreu e Mauro Rodrigues, Késia Zimmer, Mauro e Marcos, Katarine Gomes Bianchetti, Angélica Duarte, Sandro Xavier e Osório Avila, Antônio Alves e José Moraes, e Alisson Santos. Todos foram muito aplaudidos e elogiados por todos os presentes.


Natal Luz e Paz 2017
A noite de 1º de dezembro foi marcada com as apresentações da Invernada Artística do CTG Porteira do Planalto, após, ocorreu a apresentação de teatro sobre o nascimento de Jesus com a Invernada, que emocionou o grande público presente.
A chegada do Papai Noel ocorreu de Maria Fumaça, recepcionado pelas crianças. O prefeito Elio e vice-prefeito Gerno, realizaram a entrega da chave do município ao bom velhinho. A Maria Fumaça realizou passeios durante toda a programação da noite do dia 02.
No dia 22 de dezembro, a programação do Natal continuará a partir das 20h, com apresentação do grupo de Teatro da EEEM Santo Antônio “A história fantástica do Nascimento de Jesus”, entrega de presentes pelo Papai Noel, Sorteio da Cidadania Premiada e atração musical com Suelen Giongo e Alisson Santos.

Apresentações de Corais
A manhã do dia 02 contou com apresentações de três corais, o primeiro a realizar a apresentação foi o Coral Sempre Alegre, com 54 anos de atividades, 25 integrantes, sob regência de Dolores Kuhn. Realizou a apresentação também o Coral Cantar é Viver do Cras de Santo Antônio do Planalto, fundado há seis anos, com 23 integrantes, sob regência do professor Daniel Rodrigues. O Coral Shekinah (Louvor a Deus), da Igreja Evangélica Assembleia de Deus também se fez presente, foi fundado há 10 anos, conta com 25 integrantes e está sob regência de Marlene e Inesita.

Palestra
Os Grupo Jovens do Campo e demais visitantes puderam conferir na manhã do dia 02, a palestra intitulada “Tecnologia e mercado de trabalho” com o ministrante professor Neri Aldoir Neitzke. O professor explanou inicialmente sobre sua vida, carreira profissional e ensinamentos que adquiriu. Ele já ministrou mais de 120 palestras em sete países. Seu conhecimento pode ser conferido também em suas vídeoaulas, disponíveis na internet, com mais de 11 mil acessos.
O professor frisou a importância em se preparar para o mercado de trabalho, como as tecnologias podem ajudar e influenciar nisso, por que passar os conhecimentos às outras pessoas e como crescer profissionalmente e individualmente com isso.

Jogos Rurais com os Jovens do Campo
Durante a tarde do dia 02, ocorreu os Jogos Rurais com os Jovens do Campo do município e participantes do município de Pontão. Entre as brincadeiras, estavam ovo na colher, cabo de guerra, arremesso de ovos, chute no pneu. A corrida no saco, também foi realizada pelo prefeito Elio, vice-prefeito Gerno, coordenador de Esportes Tuta, representante do escritório municipal da Ascar/Emater-RS Idanir Bianchetti, e vereador Rodrigo Maier.
As equipes foram agraciadas com medalhas. Em quarto lugar ficou a equipe verde, em terceiro a equipe laranja, em segundo equipe vermelha, e em primeiro a equipe amarela.

Encerramento
O prefeito Elio parabenizou todos os envolvidos pela excelente organização do evento, à todos que se fizeram presentes para agraciar as programações pensadas a contemplar a todos, e convidou todos para se fazer presente no dia 22 de dezembro na programação destinada ao Natal, com início às 20h.

A cobertura fotográfica do evento pode ser conferida no Facebook do Município em: https://www.facebook.com/municipiodesantoantoniodo.planalto.7/media_set?set=a.282399412282067.1073741837.100015360314905&type=3

Bruna Foking
Assessoria de Imprensa
Crédito das fotos: Bruna Foking

© 2017 APNET Informática