Grupo Hiperdia participa de atividades multidisciplinar

Postado em 20 de Junho de 2018.


Antecipando a chegada do inverno, a Administração Municipal de Santo Antônio do Planalto, Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social realizaram mais uma atividade educativa em saúde ao Grupo de Hipertensão e Diabetes Hiperdia. O encontro contou com a presença de diversos profissionais da equipe multidisciplinar.
No momento, a fonoaudióloga Kiane Muller em conjunto com a nova fisioterapeuta da Unidade Básica de Saúde Aniceli Drebes realizaram explanações, roda de perguntas, alongamentos e exercícios posturais a fim de fortalecer o vínculo para o enfrentamento das doenças crônicas aos integrantes do grupo de controle da pressão arterial e diabetes mellitus.
Também estiveram presentes o doutor Leonardo Lucena, onde acompanhou e prescreveu medicamentos e exames aos participantes. A psicóloga Daniela Pittol e as oficineiras do grupo de Saúde Mental estiveram presentes juntamente com o Grupo integrando-os as ações do Hiperdia.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, a hipertensão, conhecida popularmente como pressão alta, atinge mais de 30 milhões de pessoas no país, estimando que um a cada quatro brasileiros sofra da condição que aumenta com a queda da temperatura e merece atenção. Para o doutor Leonardo Lucena, a temperatura baixa durante o inverno diminui o diâmetro dos vasos sanguíneos, fechando a circulação e aumentando a pressão arterial.
Segundo o médico, as complicações ocasionadas por conta do aumento da pressão podem ser graves. “Os perigos da hipertensão englobam desde sintomas simples como cefaleia, enjoo, dor nos olhos e cansaço excessivo até as complicações mais graves como infarto, AVC, insuficiência cardíaca, sangramento nasais, e a dissecção da aorta”, explica Leonardo.

Dicas:
Alguns alimentos e medicamentos devem ser evitados. Os pacientes diagnosticados com hipertensão devem evitar ao máximo a ingestão de sódio, isso inclui, temperos industrializados e alimentos embutidos. Além disso, deve-se evitar também o uso de anti-inflamatórios e corticoides.
Pratique atividades físicas, mesmo nos dias mais frios. A prática regular de atividades físicas serve para prevenir e auxiliar no controle natural da condição. “Exercícios aeróbicos ajudam a prevenir a hipertensão a médio e longo prazo, pois neste tipo de exercício o corpo aquece e transpira, tendo efeito vasodilatador. Dessa forma, a perda de líquidos e sais acontece naturalmente, o que é tão benéfico quanto o uso de medicação”, afirma o especialista. No inverno, vale apostar mais ainda em alongamentos antes de começar algum exercício e também verificar se a pessoa está com a pressão arterial controlada ao iniciar essas práticas, evitando assim crises e descompensações durante os treinos.
Próximo encontro
O próximo encontro será dia 17 de julho no turno da tarde. Está confirmada a presença da psicóloga da Unidade de Saúde onde abordará a importância da autoestima frente as possíveis alterações das doenças crônicas ao longo dos anos nos hipertensos e ou diabéticos.

Crédito das fotos: divulgação

© 2017 APNET Informática