Projeto das Borboletas é desenvolvido na EMEI

Postado em 26 de Junho de 2018.

A turma do Jardim “A” da EMEI Professora Marisa Margarida regida pela professora Franciele Catia Soletti, sob a direção de Tânia Mara Wagner participa do Programa “A União faz a Vida “onde a turma desenvolveu o “Projeto das Borboletas”.
O Projeto deu início com a participação da família das crianças, onde cada família ficou encarregada de coletar um inseto e uma curiosidade para enviar à escola. As crianças levaram vários insetos, como borboletas, minhoca, moscas, pernilongo, grilo, entre outros. Após estudo dos insetos e sua curiosidade, foi construído um gráfico observando qual inseto veio mais vezes, entre eles, a borboleta foi a que mais apareceu.
Foi aprofundado mais o estudo das borboletas, com histórias, músicas, brincadeiras, trabalhos pedagógicos, vídeos, releitura da obra de arte das borboletas de Romero Britto e a metamorfose da borboleta. Uma criança do jardim “A” levou para a sala de aula um casulo que estamos aguardando com ansiedade o nascimento da borboleta.
Todos os dias os olhinhos das crianças ficam atentos observando o casulo e as perguntas vem: “Quando vai nascer a borboletinha profe?”. “Eu acho que ela não tem frio, está dentro no quentinho”, relata as professoras.
As professoras afirmam que foi muito gratificante trabalhar com o projeto das borboletas, pois despertou nas crianças a curiosidade, a alegria, a aprendizagem e a espera pelo nascimento da borboleta. Agradecemos a participação e o empenho das famílias a procura do inseto, isso mostra que família e escola andam juntas no processo de aprendizagem de cada criança.
Segundo a diretora Tânia Mara Wagner, partindo do princípio de que a Educação Infantil precisa se apoiar em Projetos que nascem das curiosidades, interesses e dos questionamentos feitos pelas próprias crianças, aprender e ensinar junto com as crianças como se fosse um momento mágico é o que precisamos para transformar a Educação.
A diretora Tânia enfatiza que é muito encantador vivenciar no dia a dia escolar as novas experiências de aprendizagem, bem como, professores desafiados e comprometidos a trabalhar com a realidade, incentivando as crianças desde pequenas e o envolvimento das famílias acompanhando e participando desse conhecimento.

© 2017 APNET Informática