Nota de esclarecimento
A educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade. Visando uma perspectiva de sucesso para o desenvolvimento e aprendizagem do educando no contexto da educação infantil o espaço físico torna-se um elemento indispensável a ser observado. A organização deste espaço deve ser pensada tendo como princípio oferecer um lugar acolhedor e prazeroso para a criança, isto é, um lugar onde as crianças possam brincar criar e recriar suas brincadeiras sentindo-se assim estimuladas e independentes.Por isso, a administração municipal adaptou, ampliou o espaço físico da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Marisa Margarida, buscando ampliar a oferta de vagas para os alunos. Salientamos ainda que espaço para a criança ficar expostas ao sol para absorver vitamina D, é o que a escola mais oferece maravilho espaço externo que é muito superior ao exigido pela lei federal. Este espaço não se restringe ao solário, e sim ao pátio externo. Este solário foi adaptado à sala de aula, com acompanhamento de engenheiro, o que respeita as Leis, possuindo telhado ecológico, afim de proteger as crianças dos raios UVA e UVB, diminui ruídos externos e iluminação adequada e natural.O enfoque aqui proposto, busca ampliar a avaliação do trabalho realizado na Educação Infantil, com base nos diferentes olhares sobre o espaço/lugar onde o trabalho é realizado. Para relacionar o desenvolvimento da criança com a leitura do ambiente físico escolar, propõe-se pensar o espaço físico destinado educação Infantil como motivador e promotor da aventura da descoberta, da criatividade, do desafio, da aprendizagem, da interação criança/criança e criança/adulto, além da formação da responsabilidade social.A construção e reforma de escolas de Educação Infantil, deve integrar os responsáveis: engenheiro, administradores e diretores, considerando, portanto, o enfoque do desenvolvimento sustentável na arquitetura das unidades de Educação Infantil, critérios de qualidade para a realização das obras em seus vários aspectos: técnicos; funcionais; estéticos e compositivos. Além de proporcionar o diálogo dos diferentes atores sociais envolvidos no planejamento e na concepção arquitetônica das escolas de Educação Infantil, reconhecendo que a criança é fortemente marcada pelo meio social em que se desenvolve, e que também deixa suas próprias marcas neste meio, que tem a sua família como o seu principal referencial, apesar de todas as relações que ocorrem em todos os níveis sociais, o espaço infantil deve priorizar remeter a história da criança para o seu contexto e através disto promover a troca de saberes entre as crianças. Segundo o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (1998, vol 1, p. 21-22): “as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. As vivencias compartilhadas que ocorrem dentro dos espaços são de grande influência no desenvolvimento e aprendizagem da criança”.Texto baseado nos seguintes referenciais;Ministério da Educação- Secretaria Educação Básica – Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituição de Educação Infantil. 2006LDB – Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.DCNEI – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.PNE – Plano Nacional de Educação.Políticas e diretrizes para a edificação e ampliação de espaços para Educação Infantil – Resolução 02/07 Educação Infantil Simpar/RS.Lei Federal nº 11.114/05Lei Federal n° 11.274/06Lei Federal n° 5.692Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio do Planalto