05 de junho de 2020 as 00:00 / Geral

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO SEMANAL-SANTO ANTÔNIO DO PLANALTO-RS

Apesar de mantermos bons indicadores de saúde frente a esta pandemia até este momento, sem apresentarmos casos confirmados a nível municipal a Vigilância Epidemiológica Municipal orienta que não há motivos para afrouxamento das medidas de enfrentamento, e que sejam mantidas o distanciamento social pela população e que se apliquem cuidados para prevenir infecção pelo novo coronavírus. A contenção do vírus é um desafio por conta da facilidade de sua transmissão. Ao tossir ou espirrar, uma pessoa infectada expele gotículas, que contaminam objetos e outras pessoas. Além disso, como trata-se de um vírus novo, nossos corpos ainda não possuem defesas naturais para enfrentá-lo.Neste cenário, a prevenção realizada pelos munícipes é a melhor saída. Os cuidados são básicos e devem ser adotados por todos, mesmo por pessoas que não se consideram expostas ao risco.Continuidade dos cuidados para se prevenir o coronavírusReforçam-se as medidas que reduzem o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas. Entre elas, estão:evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias; realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas ou com o meio ambiente; utilizar lenço descartável para higiene nasal;cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos, garrafas ou chimarrão; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença; profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção). manter o distanciamento social.