22 de dezembro de 2022 as 09:46 / Geral

SECRETARIA DE SAÚDE PASSA A CONTAR COM ATENDIMENTO HOLÍSTICO E COMPLEMENTAR.

O município de Santo Antônio do Planalto através da Secretaria Municipal de Saúde conta com mais dois profissionais que trabalham com as Práticas Integrativas e Complementares (PICs).
As Práticas são um conjunto de técnicas terapêuticas, tanto milenares como modernas, que tem como objetivo proporcionar harmonia, cura e equilíbrio físico, emocional, espiritual e energético do ser. Tais terapias não substituem o tratamento médico tradicional, e sim, auxiliam e permitem encontrar e tratar a raiz dos problemas com maior clareza e consciência.
A implantação das Práticas está sendo viabilizada através do projeto das PICs, Emenda Parlamentar do Deputado Federal Giovani Cherini, o qual destinou 150.000,00 (cento e cinquenta mil) reais para a implantação no município. Segundo a Diretora de Saúde, Claudiana Vergutz – “É um novo desafio implantar essas práticas no município, mas a aceitação de quem já está fazendo uso, está sendo muito positivo”.
Atualmente o município oferece atendimento com a nutricionista, que fez atualização em Ayurveda, a fisioterapia que fez especialização em liberação miofacial instrumental, e profissionais contratados trabalhando com biorressônancia quântica e massagem (terapia complementar).
Quem tiver interesse pode entrar em contato com a Secretaria de Saúde, os atendimentos em biorressônancia são agendados conforme disponibilidade de horário, pois o profissional atende nas quartas e quintas-feira o dia todo, e os de massagem com indicação médica, a profissional atende todas as manhãs.
O Ministério da Saúde reconhece as terapias holísticas com PICS – Práticas Integrativas e Complementares desde 2006. Atualmente vários estudos científicos estão sendo feito e comprovando a eficácia das mesmas, proporcionando melhor qualidade de vida.