26 de junho de 2020 as 00:00 / Geral

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO SEMANAL-SANTO ANTÔNIO DO PLANALTO-RS

MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO NOVO CORONAVÍRUS EM SANTO ANTÔNIO DO PLANALTO-RSAlgumas medidas que se evidenciaram promissoras em Santo Antônio do Planalto no combate ao covid-19 foi a criação de um grupo trabalho por integrantes da Secretaria Municipal de Saúde denominado Comitê de Operações de Emergência (COE) o qual buscou todas as informações e validou os seus protocolos junto a Secretaria do Estado e a 6ª Regional de Saúde, a qual compõe 62 municípios. Como primeiro desafio o comitê elaborou seu plano de Contigência de Ação Municipal para enfrentamento da infecção humana pelo novo coronavírus servindo de documento orientador para ações e estratégias bem como fluxo mediante possíveis contágios. Tendo como objetivos descrever as ações de Vigilância e Atenção em Saúde do Município de Santo Antônio do Planalto, a serem executadas frente a detecção de um caso suspeito de Infecção Humana pelo novo Coronavírus e orientar a adoção de medidas preventivas e indicação de uso de EPIs.Como estamos tratando com algo completamente imprevisível, que é a Covid-19, a estratégia de enfrentamento muda constantemente, havendo atualizações conformes os novos protocolos elaboarados pelo Ministério da Saúde. Seguiremos com esse serviço de dar transparência às Ações Municipais através do nosso Boletim Epidemiológico atualizando informando aos Munícipes a real situação epidemiológica Municipal.Desde o início da chegada da pandemia do coronavírus no Brasil, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Planalto vem desenvolvendo ações que buscam minimizar os efeitos de um possível contágio na cidade.As primeiras medidas tomadas pelo município foram imprescindíveis para obtermos este bom indicador de saúde de nenhum caso confirmado até o presente momento. Destas podemaos citar a publicação do decreto municipal o qual dispõe sobre medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus dentre as principais ações foram a suspensão das atividades escolares municipais. Houvera a proibição de eventos públicos e particulares com aglomeração. As ações participativas de solidariedade e benevolência onde grupo de artesãs e voluntárias bem como a EMATER distribuiu máscaras aos setores público para a população. A higienização de pontos na cidade realizado pela Secretaria de Obras nos principais acessos de interesse epidemiológico e ou circulação de pessoas, o uso obrigatório de máscara foi aderida também pelo município, o afastamento preventivo de servidores municipais do grupo de risco para o trabalho em casa e recomendando aos cidadãos o isolamento social com saída apenas em caso de necessidade e a destinação de equipamentos de proteção individual aos trabalhadores da Secretaria de Saúde, também a aferição de temperatura ao adentar a unidade de saúde por termômetro laser adquirido recentemente.Baseados no Plano de Contigência Municipal todo o caso suspeito de Infecção Humana pelo novo coronavírus deve ser tratado como um alerta. A tomada de decisão é realizado após discussão conjunta entre todos os profissionais envolvidos na Vigilância Epidemiológica.Eventualmente, um caso suspeito do novo Coronavírus já que o período de incubação é de até 14 dias. Nesse caso, ocorre o isolamento imediato do paciente com orientações sobre o monitoramento de saúde a ser empregado. Ocorerrá também a Notificação a Vigilância em Saúde Municipal que, por sua vez, notificará ao Ministério da Saúde. Os quais realizarão a avaliação epidemiológica do evento e no caso de enquadramento como caso suspeito de novo Coronavírus.Durante o monitoramento são sempre avaliados a gravidade do quadro clínico e em caso de necessidade o transporte e internação dos casos suspeitos graves de acordo com a regulação local.A coleta do exame de testagem para confirmação laboratorial pode se dar de duas maneiras uma coleta de 1 amostra de swab conforme protocolo e ou teste rápidos após o tempo indicado e o levantamento dos contactantes ou comunicantes, os quais deverão ser acompanhados pelos próximos 14 dias a contar da data do contato.