17 de abril de 2015 as 00:00 / Geral

Patrulha Agrícola Municipal recebe novos equipamentos

Com o objetivo de beneficiar os produtores rurais de Santo Antônio do Planalto, município que tem na produção rural a base da sua economia, a administração municipal segue buscando novos implementos para a Patrulha Agrícola Municipal. Nas últimas semanas, a empresa vencedora da licitação entregou ao município um novo trator agrícola, que passa a integrar a patrulha. O maquinário aguarda vistoria técnica de preposto da GIGOV, de Passo Fundo, para ser liberado para uso pela comunidade.Nas próximas semanas, serão entregues ao município um distribuidor de adubo orgânico líquido e duas carretas agrícolas metálicas do tipo vagão forrageiro, todos adquiridos através de recursos conquistados junto ao MAPA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Os novos equipamentos, que beneficiarão diretamente os produtores de grãos e leite, são oriundos de uma emenda do deputado Márcio Biolchi (atual secretário chefe da Casa Civil do Estado), conquistada também com o apoio do vereador Gerno Altmann (PMDB). Para a prefeita de Santo Antônio do Planalto, Cristiane Alberton Franco, a produção rural é fundamental para o desenvolvimento do município, o que justifica a intensa busca por novos implementos e projetos destinados aos produtores rurais santo-antonienses. “Como sempre disse, os produtores de nosso município, tanto de leite quanto de grãos, fazem sua parte para o desenvolvimento de Santo Antônio do Planalto. Assim, nós, administradores, temos o dever não só legal, mas também moral, de buscarmos formas de facilitar e auxiliar esses trabalhadores do campo. Por isso, tenho buscado, desde o início da atual administração, recursos extraorçamentários para alcançar esse objetivo. Aproveito ainda para agradecer ao apoio de vereadores e deputados que têm me auxiliado nessa busca, independentemente de sigla partidária”. Com a chegada do trator agrícola, a patrulha é composta por três tratores, duas semeadei-ras, um starplan, um pulverizador, uma lâmina, um scraper, grade aradora e uma roçadeira, que são utilizadas nas propriedades rurais dos agricultores auxiliando nos traba¬lhos executados nas lavouras. A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente fornece, inclusive, operador para as máquinas e implementos. A pasta também disponibiliza equipamentos que beneficiam diretamente os produtores de leite, uma enfardadeira, uma mini empacotadeira, uma segadeira, uma embolsadora e um vagão forrageiro, incentivando a bacia leitei¬ra. Através da Patrulha Agrícola Municipal, em 2014 foram plantados 21 hectares de milho, aproximadamente 85 hecta¬res de trigo, 40 hectares de aveia e 190 hectares de soja.