21 de maio de 2015 as 00:00 / Geral

XI Mateada da Cidadania possibilita serviços gratuitos à comunidade e apresentações artísticas

A comunidade de Santo Antônio do Planalto compareceu massivamente na XI Mateada da Cidadania na tarde do último sábado (16), no Pavilhão da Comunidade Católica do município. O evento celebrou o Dia Mundial da Cidadania, comemorado na segunda-feira, 18 de maio, através da prestação de serviços gratuitos à população. “A mateada é um momento para cada um trabalhar em prol do cidadão por meio do oferecimento de serviços gratuitos, também aproveitamos para expor os trabalhos realizados pelas secretarias e entidades do município”, explicou a prefeita santo-antoniense, Cristiane Alberton Franco, sobre a festividade que está na sua décima primeira edição.Organizada pelas equipes das secretarias da administração municipal e promovida com a parceria de empresas e entidades, a Mateada da Cidadania é um encontro entre a comunidade e ações voluntárias. Os santo-antonienses puderam usufruir de diversas atividades, como serviços de corte de cabelo e manicure oferecidos gratuitamente por profissionais atuantes no município. A Escola Municipal de Ensino Fundamental São Paulo expôs trabalhos sobre o Ano Internacional da Luz, enquanto a EMEI Professora Marisa Margarida proporcionou às crianças um dia de príncipe e princesa com maquiagens, tatuagens e penteados produzidos pelas profissionais do educandário.A mateada também foi um momento de solidariedade. A ADS – Associação dos Deficientes Santo-antonienses – arrecadou agasalhos e comercializou peças produzidas na própria associação. Os grupos Aconchego do Planalto e Reci’criare expuseram peças de artesanato e produtos coloniais foram comercializados na Feira do Produtor. Através de uma parceria com a Sicredi, as crianças brincaram em brinquedos infláveis e também participaram do sorteio de brindes.O Comdica e o Conselho Tutelar também estiveram representados no evento, momento em que foi lançada uma campanha de prevenção contra o uso de álcool, que tem o material de divulgação baseado em uma frase e desenho produzidos pelo estudante santo-antoniense Jeferson dos Santos Oliveira, vencedor de um concurso regional promovido pela Comarca de Justiça de Carazinho.A Emater expôs uma maquete e orientou os munícipes a respeito da construção de um modelo de coleta de água da chuva por meio de um sistema de cisternas, enquanto o Sesc trouxe até o Pavilhão da Comunidade Católica uma exposição sobre o escritor gaúcho João Simões de Lopes Neto. Uma equipe de Saúde da Ulbra de Carazinho fez exames de testes HGT, diabetes e tipagem sanguínea.As invernadas artísticas do CTG Porteira do Planalto e a oficina terapêutica da Saúde promovida pelo Cras encantaram o público com apresentações de dança. O Cras também expôs trabalhos artesanais produzidos durante as oficinas e distribuiu chaveiros produzidos na oficina de artesanato. A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente distribuiu pacotes de sementes de hortaliças diversas e, junto às agentes de Saúde, divulgou informações sobre cuidados com o mosquito transmissor da dengue. No evento, livros também foram expostos e comercializados.À população coube apenas levar cuia e bomba, a água quente e pipoca foram fornecidas pela administração municipal e a erva-mate pela Ervateira Cristalina. O Banrisul e a Cresol também prestigiaram a mateada. “Obrigado a todos os envolvidos na organização do evento, servidores de todas as secretarias municipais, e aos voluntários que se envolveram na promoção das atividades. É somente com a parceria de todos vocês que conseguimos realizar com tanto sucesso mais uma edição da Mateada da Cidadania”, agradeceu a prefeita.