12 de junho de 2015 as 00:00 / Geral

Ações na Educação em Santo Antônio do Planalto recebem reconhecimento do TCE-RS e Ministério Público

Mais uma vez, o trabalho em Educação em Santo Antônio do Planalto recebe reconhecimento em todo Estado. Na terça-feira, dia 02 de junho, o TCE-RS e Ministério Público homenagearam os municípios gaúchos destaques em Educação. Santo Antônio do Planalto foi reconhecido por duas ações, a oferta de creche às crianças de 0 a 3 anos no período de 2011 a 2014 e a atuação de destaque no atendimento à educação infantil em 2014, cumprindo as metas definidas em relação à educação infantil. Receberam as distinções representando o município a prefeita, Cristiane Alberton Franco, a presidenta do Conselho Municipal de Educação, Elise Simone Haack Danieli, e a professora Ângela Maria Amaral de Godói.As distinções que reconhecem as ações desenvolvidas no município são comemoradas pela prefeita Cristiane diante do cenário de instabilidade financeira e redução na arrecadação. “Frente a tantas dificuldades enfrentadas nesses últimos meses, uma homenagem com essa traz muita satisfação e sensação de dever cumprido em relação à educação no nosso município. O trabalho continua e esse estímulo só faz aumentar nossa vontade de fazer mais. Com certeza, essa distinção é fruto do trabalho de toda a nossa equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, do Conselho Municipal de Educação, da direção e do grupo de professores e funcionários das nossas escolas, do trabalho dos CPMs, enfim, de toda a comunidade escolar que compreende e acolhe o trabalho desenvolvido em prol de nossos pequenos”, reconhece a prefeita.O Ministério Público e o TCE-RS têm, nos últimos três anos, unido esforços para garantir às crianças de 0 a 5 anos o direito fundamental à creche e à pré-escola. Em 2011, 117 municípios gaúchos não ofertavam vagas em creche, número que foi reduzido a 63 no ano de 2014. A redução só foi possível após um trabalho conjunto entre o TCE-RS e o MP/RS através de ações planejadas e efetiva participação dos gestores municipais para a inserção de crianças, em especial, àquelas mais vulneráveis, à creche e à pré-escola. “Nos últimos anos estreitamos os nossos laços e conjugamos os nossos esforços no sentido da sensibilização dos administradores locais, dos Poderes Legislativos, dos secretários, dos professores e da comunidade, de uma maneira geral para que aqueles números, tão preocupantes e inquietantes para um Estado com o índice de desenvolvimento como o do Rio Grande do Sul pudessem ser melhorados”, disse o presidente do TCE-RS, Cezar Miola. Também participaram do evento autoridades municipais e estaduais, como o procurador-geral de Justiça – RS, Eduardo de Lima Veiga.