26 de junho de 2015 as 00:00 / Geral

Santo Antônio do Planalto sedia sessão ordinária da Ascamaja

O pavilhão da comunidade evangélica de Santo Antônio do Planalto foi ponto de encontro de autoridades locais e regionais, vereadores, deputados estaduais, assessores parlamentares e comunidade, na noite de sexta-feira (19), durante a 1ª sessão ordinária da gestão 2015/2016 da Ascamaja – Associação das Câmaras Municipais do Alto Jacuí. Entre as lideranças municipais presentes, a atual prefeita, Cristiane Alberton Franco, ex-prefeitos, vereadores e representatividades da comunidade santo-antoniense. Também prestigiaram o evento as soberanas que integram a corte do município.A sessão foi coordenada pelo presidente da Ascamaja, vereador Elói Ferraz de Andrade, e os trabalhos, apresentados pelo 2º secretário Jucelino Moreira. O encontro iniciou com a Leitura, discussão e votação do edital de convocação, seguidas pela aprovação da ata da sessão anterior; leitura de correspondências recebidas e expedidas; leitura, discussão e votação das moções apresentadas: segurança (apresentada pela vereadora e presidenta da Câmara Municipal de Fortaleza dos Valos, Márcia Rosatto Fredi), colocação de redutores de velocidade próximo ao trevo principal de Santo Antônio do Planalto, na BR 386 (apontada pelo vereador César Formentini, de Santo Antônio do Planalto) e uma moção em apoio à instalação de uma UTI Neo-Natal em Carazinho (apresentada pelo vereador Luiz Carlos Ritter, de Tapera).Após as discussões programadas, representatividades históricas de Santo Antônio do Planalto foram homenageadas. Receberam honrarias o Posto Santo Antônio, de propriedade de Sideno Kroessin e Rafael Kroessin; o primeiro prefeito de Santo Antônio do Planalto, Ivo Girardello, e a primeira presidente da Câmara de Vereadores, Rosmeri Salete Rotta Adler. Após, o público participante do evento acompanhou um painel sobre a Reforma Política, apresentado pelo presidente da UVB – União dos Vereadores do Brasil –, Gilson Conzatti, de Iraí.Em seu pronunciamento, o presidente do Legislativo santo-antoniense, vereador Marcos Pedro Griebler, falou sobre a importância da realização da sessão no município e também ressaltou a participação do também vereador santo-antoniense Leonel Adler como vice-presidente da Ascamaja, ao defender os interesses do município e região. O vice-presidente da Uvergs, Vinicius Corneli, o presidente do Legislativo de Santa Bábara do Sul, Pedro Nei, também explanaram durante o evento. A próxima reunião da Ascamaja deve ser realizada no dia 31 de julho no CTG de Santa Bábara do Sul. Após a sessão, o público presente participou de um jantar de confraternização.Para a prefeita Cristiane, é uma satisfação Santo Antônio do Planalto receber um evento como este. “Nos sentimos muito orgulhosos em sediarmos um evento como a primeira sessão ordinária da Ascamaja. Parabéns também aos vereadores do nosso município por representá-lo e por defenderem nossos interesses, participar de debates regionais e estaduais é fundamental para que possamos expor nossos ideais junto com outras lideranças de várias esferas políticas. Do mesmo modo, parabéns às lideranças políticas como o ex-prefeito Ivo, primeiro prefeito do município, e a ex-vereadora Rosmeri Adler, primeira presidente do Legislativo, pelos trabalhos que desenvolveram, além do Posto Santo Antônio pela representatividade. Estamos de portas abertas a Ascamaja. Sejam muito bem-vindos ao nosso município”, saudou.