03 de julho de 2015 as 00:00 / Geral

Após pré-conferências, comunidade discutirá políticas públicas na VI Conferência Municipal de Saúde

A Secretaria da Saúde e Ação Social de Santo Antônio do Planalto promoveu, na última semana, pré-conferências de saúde nas comunidades do interior. No dia 22 de junho, segunda-feira, as localidades de Rincão Doce, São Lourenço e Rodeio Bonito participaram dos encontros; no dia 24, quarta-feira, Estância Nova e Horto-Florestal; e no dia 26, sexta-feira, Nossa Senhora do Carmo e Papelão Zebu.As pré-conferências nas comunidades interioranas foram oportunidades para a equipe da secretaria ouvir os usuários do sistema público de Saúde. Os encontros também permitiram a elaboração de propostas e a eleição de delegados e suplentes em preparação para o debate central que ocorrerá na VI Conferência Municipal de Saúde, na próxima quarta-feira, dia 08 de julho, com discussões a partir do tema “Saúde Pública e de qualidade para cuidar bem das pessoas: um direito de todo o povo brasileiro”.As Conferências Municipais de Saúde reúnem de forma ampla usuários, trabalhadores, prestadores e gestores do SUS, com a intenção de discutir e refletir sobre as condições de saúde da população e a gestão do SUS, momento para a expressão de posições e votação de questões orientadoras do sistema. Os encontros também se configuram como espaços institucionais destinados a analisar os avanços e retrocessos do SUS e propor diretrizes para a formulação de políticas de saúde em níveis correspondentes. As conferências são consideradas vitais para o exercício do controle social, pois estabelecem diretrizes para a atuação dos conselhos de Saúde nas três esferas de governo. As decisões sobre as políticas públicas de saúde, elaboradas nos conselhos e nas pré-conferências, serão expostas durante as conferências, quando é criada uma agenda para suas efetivações.