09 de julho de 2015 as 00:00 / Geral

Município tem encontros sobre o CAR

Durante o mês de junho, a comunidade de Santo Antônio do Planalto pode esclarecer dúvidas sobre o CAR – Cadastro Ambiental Rural. O município foi dividido em microrregiões, que alocaram as localidades interioranas e do centro conforme a proximidade. Em cinco encontros, as localidades de São Lourenço, Rincão Doce, Nossa Senhora do Carmo, Estância Nova e a sede do município receberam a administração municipal e representantes das secretarias para prestar informações sobre o cadastro, oportunidade também para que os produtores rurais pudessem esclarecer dúvidas a respeito do tema.Participante das reuniões, a prefeita santo-antoniense, Cristiane Alberton Franco, vê os encontros como oportunidades fundamentais para o diálogo próximo com a população. “A base da economia do nosso município é a produção rural e optamos por descentralizar os encontros do CAR, indo até as localidades do interior. A comunidade participou das reuniões e pode esclarecer dúvidas sobre o cadastro, uma ferramenta importante para a regularização ambiental das propriedades. Esse diálogo diretamente com os produtores é fundamental”, avalia a prefeita. O Cadastro Ambiental RuralO CAR é uma ferramenta para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental. É um instrumento para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, o CAR fomenta a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental, sendo atualmente utilizado pelos governos estaduais e federal.