09 de julho de 2015 as 00:00 / Geral

Santo-antonienses elaboram propostas na VI Conferência Municipal de Saúde

A comunidade de Santo Antônio do Planalto discutiu, na tarde desta quarta-feira (08), políticas públicas de Saúde na VI Conferência Municipal de Saúde, norteada pelo tema central “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. O evento, realizado no anexo do pavilhão da Comunidade Católica, reuniu usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), prestadores e profissionais da área da Saúde em torno do debate sobre oito eixos temáticos orientados pelo Estado.Na conferência municipal, foi possível formular propostas municipais, apontamentos que serão levados para a VII Conferência Estadual de Saúde, a ser realizada ainda neste ano. Também foram eleitos delegados – e seus suplentes – que representarão o município no evento estadual.O tema central da conferência foi abordado pela Drª Lucia Bidel Schambach. Após a realização dos trabalhos em grupos compostos paritariamente, foram apresentadas e votadas propostas na plenária final. Entre as propostas a nível municipal, estão a adoção de senha eletrônica (painel eletrônico) para agendamento de consultas médicas nas dependências da Unidade Básica de Saúde e melhor organização do serviço prestado; o atendimento médico e demais profissionais de saúde na localidade interiorana de Nossa Senhora do Carmo em caráter mensal; a continuidade dos Grupos de Saúde: Grupo Antitabagismo, Grupo de Reeducação Postural, Grupo de Saúde Mental, Grupo De Hipertensos e Diabéticos e Grupo de Gestantes; e o acompanhamento dos adolescentes através de Grupos de Saúde, população que está em desenvolvimento e formação apresentando certas vulnerabilidades, entre outras propostas.A conferência permite a requalificação dos serviços oferecidos com a adoção de um modelo proativo que busque a melhoria e qualidade por intermédio do controle social exercido durante a realização de uma Conferência em Saúde. Conforme a Lei 8080/90, as políticas de saúde devem ser construídas de forma ascendente do município para região, da região para o Estado, e do Estado para o país para garantir que as necessidades das populações do território sejam atendidas.Participaram do evento a prefeita do município, Cristiane Alberton Franco, o vereador Leonel Adler e o enfermeiro Gustavo Kapesbauer, entre outras lideranças locais. “Parabéns a todos os munícipes que estão participando da conferência, isso mostra o interesse da nossa comunidade em debatermos um assunto tão importante como esse. É um momento para ouvirmos diretamente da população uma análise da situação da Saúde no município e sugestões sobre possíveis melhorias. Agora, essas propostas serão levadas pelos nossos delegados até a conferência estadual. A participação da população na discussão de políticas públicas junto com o Executivo e o Legislativo é fundamental para construirmos um município ainda melhor para a nossa comunidade”, considerou a prefeita Cristiane.Também participaram do evento, representando suas localidades, os delegados eleitos nas pré-conferências: Silvana Danielli (Rincão Doce), Cecília da Luz (Horto Florestal), César Pozza (Primo Tedesco) e Eloir Terezinha Lermen (Santo Antônio do Herval). Na conferência, foram eleitos quatro delegados para representar o município na etapa estadual, o enfermeiro e coordenador da UBS, Gustavo Kasperbauer (delegado), a chefe de Gabinete, Kênia Alberton (suplente), a usuária Cecília da Luz (delegada) e o usuário Dalmiro Onofre (suplente).