A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
05 de abril de 2017 as 00:00 / Geral

Município realiza Levantamento de Índice Rápido do Aedes

Foi realizado de 13 a 15 de março o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) em Santo Antônio do Planalto. Foram realizadas visitas de inspeção na procura de larvas do mosquito Aedes no perímetro urbano, pela agente de endemias e as agentes de saúde do município. Segundo a coordenadora da dengue no município, Elisiane Alice Borges da Silva, 33% dos imóveis do município foram visitados, totalizando 241 locais, entre eles comércios, residências e terrenos baldios. “Este trabalho só foi realizado em um curto espaço de tempo, devido a ajuda das agentes de saúde”, afirma Elisiane.

No primeiro levantamento deste ano através da LIRAa  foram enviadas ao laboratório da 6 ª CRS amostras de  larvas coletadas para a verificação da  presença do mosquito, sendo que foram encontrados focos do mosquito, o que causou apreensão à Coordenadora do programa, pois em anos anteriores não eram encontradas larvas.

A coordenadora pede maior atenção dos munícipes aos cuidados diários no combate ao mosquito, para que não apresente mais larvas nas coletas, como ocorreu neste ano, pois nos levantamentos anteriores da LIRAa não haviam sido encontrados, o que deixa a população em alerta. “Peço que fiquem atentos em suas residências, estabelecimentos comerciais, locais onde possa estar acumulando água e locais propícios para a criação do mosquito da dengue (Aedes) e demais mosquitos como o pernilongo. A prevenção é a melhor arma no controle, evitando água parada, evitamos a presença de diversos insetos que ser reproduzem na presença de umidade”, alerta a coordenadora.

 

Como combater o mosquito em alguns passos:

O Ministério da Saúde dá algumas dicas para combater o mosquito:

– Manter caixas, tonéis e barris de água bem fechados;

– Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada;

– Não jogar lixos em terrenos baldios;

– Manter garrafas de vidro ou plástico de boca para baixo;

– Não deixar água acumulada em nenhuma superfície;

– Os pratinhos e vasos de plantas devem estar cobertos de areia;

– Manter limpa as calhas e impedir que galhos tranquem a passagem de água.

Estas são algumas dicas de atividades que podem durar 10 minutos, mas fazer toda diferença para você e toda sua família e comunidade.

 

 

Bruna Foking

 

Assessoria de Imprensa


Notícias Semelhantes
Santo Antônio do Planalto/RS
Av. Jorge Muller, 1075 - CEP: 99525-000
Telefone: (54) 3377 1800
E-mail: administracao@santoantoniodoplanalto.rs.gov.br
Expediente:
8:00 às 12:00 e 13:30 às 17:30