20 de março de 2018 as 00:00 / Geral

Santo Antônio do Planalto completa 26 anos de emancipação nesta terça-feira (20)

A emancipação do município de Santo Antônio do Planalto foi iniciada no dia 5 de julho de 1990, e em 20 de março de 1992 a cidade foi oficialmente emancipada, e o município, tem muito a comemorar com grandes conquistas em todas as áreas.Há 26 anos, o município tem se desenvolvido, e conta com o principal fator econômico, a agricultura, com terras férteis e produtivas, com a produção de milho, trigo, soja, feijão, criação de bovinos, suínos, aves e peixes, através da pecuária, indústria e comércio.A comunidade que completa mais de duas décadas, iniciou com povoado que completa cerca de 100 anos, onde a força do trabalho e produtividade dos imigrantes alemães e italianos, deram início ás primeiras características marcantes da cultura. Após a chegada de mais famílias, houve diversificação da colonização. A garra e espírito comunitário do povoado é marca ainda hoje na determinação dos munícipes em crescer juntos e fortes com Santo Antônio do Planalto.Desde os três anos de idade, há 70 anos, Danilo Vergutz tem Santo Antônio do Planalto como moradia. Ajudou no processo de emancipação, viu a cidade crescer e melhorar. Na época em que os recursos eram escassos “Uma comissão de emancipação se formou, pois acreditávamos que isso seria possível, e por mais que demorou meses, Santo Antônio do Planalto se emancipou juntamente com outros municípios, nesse dia foi só alegria e euforia, pois conseguimos o que batalhamos”, conta Danilo. Por morar a vida toda na cidade, Danilo não pensa em mudança, “eu gosto, é bom viver aqui, vivi minha vida toda aqui, e pretendo encerrar aqui também”, pontua ele, que nunca pensou em viver em outro local, “quando saio, é para o Barro Preto”, brinca. Casado há 20 anos com Valcir Dozolina Grevenhagem, sua família ainda mora no município. Danilo lembra que a cidade ainda pode e deve melhorar. Quanto à qualidade de vida, em uma cidade com muitos aposentados, é satisfatória, com a assistência do município.“Sou muito feliz em ter feito parte desta história, gostaria de voltar aos meus tempos de juventude para poder ajudar o município crescer mais e mais, por isso digo aos jovens: lutem, essa é a melhor fase da vida para progredir e auxiliar no desenvolvimento da nossa terra”, conclui Danilo.Avaliando os anos de existência, o município vem crescendo e dando bons resultados a cada administração que se passa, destacando-se nas áreas de Educação, imprescindível para a formação do cidadão, e Saúde, zelando pela prevenção e no cuidado com as pessoas. A Administração procura atender também, as demandas e investindo na Secretaria de Obras, fazendo do município, um lugar ainda mais bonito e melhor de se viver. A Agricultura, entendemos que é o cartão postal de nosso município por sermos quase que essencialmente agrícola, além de valorizar este setor, na permanência do jovem no campo, pois é através dela, que a economia do município é mais movimentada e de extrema importância, por obter a produção de alimentos, imprescindível a todos. A atual administração tem em seu plano de governo trazer para a sua comunidade mais indústrias, para a geração de emprego, mesmo sendo esta conquista, uma árdua tarefa, não deixamos de medir esforços para que isso venha a se realizar. Temos mão de obra qualificada e com grande potencial, nossos jovens e profissionais estão se formando, aptos a exercer sua profissão. A busca é constante para que todos tenham a oportunidade de construir seu futuro em nossas terras, só assim teríamos realizado o desejo da administração trazendo o desenvolvimento e que nossos jovens permaneçam junto as suas raízes. Além disso, somos privilegiados pelo ponto geográfico de nosso município, de forma a ser um incentivo para futuros empreendedores. A área industrial localizada junto a BR 386, próximo a BR 285 proporciona um local estratégico e de fácil logística, proporciona o recebimento de novos investidores, para desenvolvimento e crescimento. A Administração orgulha-se em afirmar que preza pelo trabalho em equipe, pois é através dele que os frutos são gerados, e a responsabilidade com a comunidade é executada. “Vivemos em uma comunidade de pessoas batalhadoras, de fé, que gostam e cuidam do lugar que habitam e que participam das decisões juntamente com a Administração Municipal, portanto, são também responsáveis e importantes do processo de desenvolvimento político do município”, salienta o prefeito municipal Élio Freitas. Essas buscas vêm a contribuir para o desenvolvimento, e para que toda a população tenha orgulho da terra onde mora e possa dizer: “É BOM VIVER AQUI”.Parabéns Santo Antônio do Planalto, pelos seus 26 anos de emancipação.