06 de setembro de 2019 as 00:00 / Geral

AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE PARTICIPAM DE CURSO E SEMINÁRIO EM SAÚDE MENTAL

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTO ANTÔNIO DO PLANALTO-RSSETEMBRO AMARELO AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE PARTICIPAM DE CURSO E SEMINÁRIO EM SAÚDE MENTALO mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10 de setembro. Sendo neste mês que ações em diferentes esferas sociais buscam promover a saúde mental e dar destaque a centros que oferecem ajuda a quem precisa.Em alusão à campanha Setembro Amarelo – que visa alertar a população a respeito dos altos índices de suicídio, no Brasil e no mundo, e conscientizá-la sobre a importância das medidas de prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde possibilitou sua equipe de Agentes Comunitários de Saúde a participar do Curso “Abordagem e encaminhamento do paciente sob risco de suicídio” e do I Seminário de Saúde Mental com o tema central “Suicídio: a dimensão do problema”, o evento que aconteceu no Salão Nobre do HCC e foi direcionado aos profissionais da saúde e aos educadores da região.Pelo fato de os agentes comunitários estarem constantemente nas casas, é uma necessidade que eles tenham um olhar de cuidado para poder identificar possíveis problemas mentais e emocionais que precisem ser encaminhados ou auxiliados. “Os agentes precisam estar capacitados para saber perceber os fatores de risco, os tipos de violência e os sinais de alerta”, frisou o coordenador das Agentes Comunitárias de Saúde.Outra atividade programada pela Secretaria de Saúde se dará no dia 17 de Setembro onde os integrantes do Grupo de Saúde Mental em conjunto com os participantes do grupo Hiperdia reunir-se-ão para encontro e palestra com a Psicóloga Daniela Pittol em uma tarde acolhedora e participativa a fim de tratar e conscientizar os integrantes sobre os cuidados com a Saúde Mental.