Comitiva de Santo Antônio do Planalto vai a Brasília defender os agricultores
Quando o campo pede socorro, é preciso estar presente onde as decisões são tomadas. Por isso, uma comitiva de Santo Antônio do Planalto está em Brasília nesta terça-feira, 30 de junho, participando de uma grande mobilização nacional em defesa dos produtores rurais.
Integram a comitiva o prefeito de Santo Antônio do Planalto, Vilson Altmann, o vereador Elder Knapp, o vereador Douglas Allebrand e o agricultor Euzébio Machri. O grupo participa da mobilização antes da reunião de líderes do Congresso Nacional, marcada para às 15h, com o objetivo de reforçar a pressão pela inclusão do PL 5122/23 na pauta de votação.
O PL 5122/23 propõe criar condições para a renegociação de dívidas rurais, com carência para o início dos pagamentos, juros reduzidos e prazos alongados, buscando aliviar produtores afetados por eventos climáticos e dificuldades no setor agropecuário.
A mobilização ocorre em um momento crítico para o setor agropecuário, especialmente no Rio Grande do Sul, onde muitos produtores enfrentam dificuldades cada vez maiores diante do endividamento, da inadimplência e da falta de medidas efetivas de apoio, desafios que cresceram com os anos de estiagem e a enchente de 2024. A presença da comitiva santo-antoniense evidencia o compromisso dos poderes Executivo e Legislativo com quem produz, trabalha no campo e sustenta parte importante da economia santo-antoniense.
O prefeito Vilson Altmann afirmou que “viemos até Brasília porque o agricultor não pode mais esperar. A situação no campo é grave, muitas famílias estão endividadas, os custos seguem altos e muitos produtores precisam de uma resposta efetiva para continuar trabalhando. Santo Antônio do Planalto está aqui para defender os agricultores e pecuaristas. O PL 5122/23 precisa ser tratado com a urgência que o campo exige”.
Santo Antônio do Planalto