08 de maio de 2015 as 00:00 / Geral

Santo Antônio do Planalto engajado no desenvolvimento regional

Desenvolver o município e a região por meio do incentivo ao surgimento de novas empresas e a geração de novos empregos está entre os motivos que reuniram lideranças de Santo Antônio do Planalto, Carazinho, Almirante Tamandaré do Sul, Victor Graeff e Lagoa dos Três Cantos na Ulbra Carazinho na manhã da última segunda-feira (04). No evento, foi lançado o projeto de instalação de um polo tecnológico regional na instituição, com a intenção de fomentar o desenvolvimento de todos os municípios da região.Durante o ato, que teve a participação da prefeita de Santo Antônio do Planalto, Cristiane Alberton Franco, a diretora da universidade, Mari Salete Zanella Taietti, apresentou detalhes do projeto, como o prédio que receberá a incubadora e a equipe de profissionais encarregada da iniciativa. O deputado federal Ronaldo Nogueira (PTB), que já trabalha no projeto há pelo menos dois anos, explicou o motivo de Carazinho ser um ponto estratégico para o empreendimento. “O polo tecnológico do Alto Jacuí já está instituído em Cruz Alta. Essa reunião busca a potencialização do que existe, em razão de fazer com que Carazinho, que é a principal cidade do Alto Jacuí, comece a ser protagonista neste processo”.Conforme o parlamentar, nesse momento também é elaborado um estudo sobre as áreas que devem ser fomentadas no polo tecnológico. Entre as potencialidades que mais se destacam, estão a cadeia produtiva, grãos, bacia leiteira, metal mecânico e prestação de serviços. O deputado relatou que busca viabilizar recursos para que a viabilização do projeto.Para a prefeita Cristiane, é somente através da união entre lideranças de diversos segmentos de toda a região que será possível construir o polo tecnológico, que proporcionará o desenvolvimento regional e permitirá o surgimento de mais empresas, gerando novos empregos. “É uma iniciativa que merece nosso apoio. Um projeto como esse desenvolve toda a nossa região e forma um ambiente favorável à criação de novas empresas, com novas oportunidades de emprego à população. Nós apoiamos essa iniciativa e nos juntamos às demais lideranças em busca desse importante projeto para a nossa região”, comenta.