05 de junho de 2015 as 00:00 / Geral

Escritório municipal celebra 60 anos da Emater/RS-Ascar

Na manhã de terça-feira (02), lideranças municipais de Santo Antônio do Planalto reuniram-se no escritório municipal da Emater/RS-Ascar para comemorar os 60 anos da empresa através da apresentação de um vídeo com a trajetória no Estado e no município e de uma confraternização num café colonial.A assistência técnica e extensão rural social (ATERTS) nasceu no Rio Grande do SUL em 1955 com a criação da Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar), com o objetivo de proporcionar melhores condições aos agricultores gaúchos e frear o êxodo rural. Seis décadas depois, a atuação dos extensionista da instituição imprimiu páginas de sucesso na história do Estado, que se revelam em cada relato de famílias que melhoraram a vida a partir deste trabalho.No dia 12 de dezembro de 1997, foi inaugurado o escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Santo Antônio do Planalto, ato que teve a presença do então governador Antônio Brito e do prefeito Décio Allebrandt. Hoje com 17 anos, conta com o trabalho do técnico em agropecuária Idanir Bianchetti, da professora Sandra Maria Gomes Bianchetti, da auxiliar administrativa Marina Marques e da auxiliar de serviços gerais Marines Voigt.A equipe desenvolve inúmeros trabalhos em prol dos agricultores do município nas áreas social, ambiental e econômica, visando a melhoria da qualidade de vida de seus assistidos. Segundo a representante da Secretaria Municipal da Saúde e Ação Social, Veleda Alflen de Paula, ex-auxiliar administrativa do escritório, a atuação da Ascar trouxe grandes melhorias para as propriedades e para a vida dos agricultores, citando como exemplo os projetos do Pró-Guaíba e RS Rural, que Veleda ajudou a desenvolver no período em que integrava a equipe.