19 de junho de 2015 as 00:00 / Geral

Trilha Sensitiva “Eu e a Natureza em Sintonia” proporciona conscientização sobre a preservação do me

Celebrado no dia 05 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente inspirou atividades junto aos estudantes da rede municipal de ensino de Santo Antônio do Planalto. Na terça-feira, dia 09, estudantes do jardim e pré da EMEI Professora Marisa Margarida e do 1º ao 5º ano da EMEF São Paulo participaram da Trilha Sensitiva “Eu e a Natureza em Sintonia”, trabalho promovido pelas secretarias municipais de Educação, e Agricultura e Meio Ambiente, com o apoio da administração municipal por meio da prefeita santo-antoniense, Cristiane Alberton Franco. Entre as profissionais que se dedicaram intensamente na elaboração da trilha, estão a pedagoga Andrea de Mello Lopes e a chefe do Departamento do Meio Ambiente, Elisiane Silva, com a colaboração das funcionárias Adrieli Soletti e Letícia Straus.Os estudantes, acompanhados pelas professoras, puderam sentir diferentes elementos da natureza através dos sentidos do olfato e tato dos pés. Eles não puderam utilizar a visão, tendo seus olhos vendados para dificultar o reconhecimento dos recursos utilizados na atividade. Todas as crianças foram monitoradas e questionadas sobre os odores e sensações que estavam sentido no percurso da trilha.O projeto teve a intenção de proporcionar aos estudantes a percepção do meio ambiente em que vivem e a consequente reflexão sobre o cuidado que devem ter com a preservação da natureza. Na oportunidade, os estudantes também assistiram ao vídeo “Um plano para salvar o mundo”, da Turma da Mônica. A partir das ideias das atividades vivenciadas, os alunos, juntamente com os educadores, realizaram em sala de aula o registro das experiências por meio de desenhos, textos e história em quadrinhos. Em um segundo momento, será confeccionado um livro das produções elaboradas pelos estudantes sobre a Trilha Sensitiva Eu e a Natureza em Sintonia.