19 de junho de 2015 as 00:00 / Geral

Santo Antônio do Planalto é o 25º gaúcho que mais investe em Educação

Os investimentos em Educação em Santo Antônio do Planalto são, novamente, destaque em todo Rio Grande do Sul. Divulgado recentemente pelo Ministério Público do Estado, o Mapa Social traz índices sobre Educação, Saúde e Segurança Pública relacionados a todos os municípios gaúchos em 2014, e aponta que Santo Antônio do Planalto é o 25º gaúcho que mais investiu em Educação, com R$ 1.529,04 aplicados por habitante, entre todos os 497 municípios do RS.O Mapa Social é uma ferramenta do Ministério Público que elabora relatórios e permite um panorama da realidade social dos municípios do RS, através de índices sociais divulgados por diferentes instituições e órgãos públicos sobre Educação, Saúde e Segurança Pública, e elenca os municípios em um ranking de acordo com os números registrados. Os relatórios também permitirão a análise e avaliação dos trabalhos por parte da administração municipal e a construção de ações a curto, médio e longo prazo em relação aos resultados alcançados recentemente.Desde 2013, quando a atual equipe assumiu a administração municipal de Santo Antônio do Planalto, Educação tem um planejamento com ações detalhadas e focadas na melhoria do ensino escolar. Foram adquiridos dois novos ônibus escolares, o mobiliário escolar foi renovado, o acervo da Biblioteca recebeu novas obras literárias, brinquedos pedagógicos foram adquiridos, além da reforma e reorganização de espaços escolares, como laboratório de informática. Para a prefeita do município, Cristiane Alberton Franco, a capacitação continuada dos educadores é outro fator imprescindível para o avanço na qualidade do ensino escolar ofertado. “Promovemos a formação de professores, passeios e viagens educativas, incentivando novas práticas de ensino e didáticas. Não há outra maneira de melhorar a educação senão valorizar os educadores, também através do oferecimento da capacitação constante”, avalia a prefeita.O Executivo apoia financeiramente os estudantes universitários e projetos como corais, grupo de flauta e violino, e outras atividades pedagógicas desenvolvidas ao longo do ano, além do Coral Sempre Alegre e da invernada artística do CTG Porteira do Planalto. “Também oportunizamos momentos culturais e esportivos aos estudantes e à comunidade em geral, como teatros, sessão de cinema e Dia do Desafio (parceria com o Sesc), noite de Natal, reativação da Banda Municipal, feiras, palestras, encontro de corais, Mateada da Cidadania, campeonatos esportivos, enfim, estamos sempre em busca de ações que promovam, além da educação, a cultura e o esporte no município, e para isso contamos sempre com a importante parceria da equipe da Secretaria da Educação e Cultura e escolas, dos conselhos municipais de Educação e de Alimentação, e dos CPMs dos nossos educandários”, explica Cristiane.Em junho, Santo Antônio do Planalto recebeu outro reconhecimento pelas ações em Educação. Em Porto Alegre, o TCE-RS e Ministério Público homenagearam o município pela oferta de creche às crianças de 0 a 3 anos no período de 2011 a 2014 e a atuação de destaque no atendimento à educação infantil em 2014, cumprindo as metas definidas em relação à educação infantil. Na oportunidade, representaram o município a prefeita Cristiane, a professora Ângela Maria Amaral de Godói, e a presidenta do Conselho Municipal de Educação, Elise Simone Haack Danieli.“Todos esses resultados que temos tido em Educação demonstram o quanto consideramos importante a formação de nossos pequenos. Nossa preocupação perpassa o transporte escolar, a merenda de qualidade, a estrutura das escolas e a formação de nossos profissionais”, detalha a prefeita santo-antoniense. Destaque em SaúdeAlém da colocação de destaque em Educação, os investimentos em Saúde também evidenciam as ações promovidas junto à população santo-antoniense. Conforme o levantamento, o município investiu R$ 854,15 por habitante, o que o coloca na 57ª posição entre os gaúchos que mais aplicam recursos em Saúde. Em Segurança, o município é o 81º com maior número de ocorrências em crimes violentos por 1000 habitantes, com registro de 1,95 no ano passado.Na Saúde em Santo Antônio do Planalto, as ações focam a prevenção. “Temos o grupo antitabagismo, momentos com as gestantes, grupo do Hiperdia e oficina da saúde mental. Promovemos o Outubro Rosa e o Novembro Azul, com atividades que levam informações sobre os cuidados com a saúde da mulher e do homem, e do trabalhador em geral”, especifica Cristiane.Através da parceria com a Secretaria da Educação e Cultura, é proporcionado atendimento fonoaudiológico e na saúde bucal. O Cras Nair Kerber, vinculado a Secretaria da Saúde e Assistência Social, também promove ações com grupos e oficinas que trabalham questões sociais com a intenção de garantir saúde e qualidade de vida aos cidadãos. “Conquistamos a aprovação do projeto de construção de uma sede para o Cras, o que melhorará a qualidade dos serviços oferecidos à nossa comunidade. Além disso, temos trabalhado para reduzir filas na realização de exames e cirurgias e para ampliar o atendimento com uma equipe multiprofissional. Também investimos na aquisição de veículos para garantir conforto e segurança ao cidadão, bem como na aquisição de equipamentos e materiais que facilitem o atendimento à população. Tudo isso só é possível com a importante parceria de toda a equipe da pasta e dos conselhos municipais de Saúde e Assistência Social”, destaca a prefeita do município.