Santo Antônio do Planalto deseja a todos uma Feliz Páscoa
A Páscoa representa a morte ressureição de Jesus Cristo, após sua crucificação. Os fiéis passam por 40 dias que precedem a Semana Santa de penitência e jejum, conhecido como Quaresma, tempo em que Jesus passou por sofrimentos, carregando a cruz. A Semana Santa inicia no Domingo de Ramos, e na Sexta Feira Santa, é o dia em que é celebrada a morte de Jesus. No Domingo, a Páscoa é celebrada pela primeira aparição de Jesus para seus discípulos, como forma de ressureição.
Conheça os símbolos da Páscoa:
Coelho: o coelho é símbolo de fertilidade e vida, pois ele se reproduz em grandes ninhadas, representando a vida e ressureição.
Ovos: um costume dos povos Mediterrâneos, era se presentear com ovos cozidos e pintados, também na representação de fertilidade e vida. O costume foi adotados pelos cristãos com ovos de chocolate.
Peixe: trazido símbolo pelos apóstolos, é consumido o peixe nos rituais da Semana Santa, em respeito aos 40 dias de jejum de carne.
Círio Pascal: vela decorada com as letras gregas que significam “início” e “fim”, usada durante as missas da Semana Santa, é acesa no Sábado de Aleluia e sua Luz representa a Ressurreição de Cristo.
Cordeiro: no Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com o sacrifício de um cordeiro, por isso abordado como “cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo”.
Os ramos de palmeira: o Domingo de Ramos celebra a entrada de Jesus em Jerusalém, para comemorar sua chegada, as pessoas cobriam a estrada com folhas de palmeira.
Mensagem:
“Ressuscitei e estou com você… “Porque meu amor é para sempre” (cf. Sl 136).
Estas não são simples palavras… São gestos concretos da Páscoa de Jesus.
Tudo lhe aconteceu nesta terra: perseguições, sofrimentos, morte.
Mas nele venceu a fidelidade, o amor, a vida.
Sim, a vida teve a última palavra.
Com sua ressurreição, Jesus nos fez renascer como “povo da Páscoa”.
Povo que assume a causa pela qual ele veio a este mundo: “Que todos tenham vida…”: àqueles que buscam paz, dignidade humana, liberdade, saúde, solidariedade, amor.
É Páscoa: tempo de esperança e ação.
Tempo para começar uma vida nova, na certeza de que, nas mãos de Deus, até a morte pode transformar-se em vida.
Depois da ressurreição, a cruz tornou-se testemunho de amor, sinal de esperança.
É o poder de Deus que se manifesta na humildade e no serviço dos que creem.
Que a luz do Ressuscitado ilumine seu caminho e lhe dê forças para prosseguir.
Com certeza, todas as noites escuras acabam tendo sua aurora.
Que a Páscoa aconteça em sua vida!
Creia e alegre-se: ela já está acontecendo.”
A Administração Municipal de Santo Antônio do Planalto deseja a todos uma excelente Páscoa, que além de ovos de chocolate, todos possam também renascer e se renovar!
Bruna Foking
Assessoria de Imprensa