20 de março de 2019 as 00:00 / Geral

Parabéns Santo Antônio do Planalto, pelos seus 27 anos

No dia 20 de março, o município de Santo Antônio do Planalto comemora 27 anos de emancipação política. O ato, foi iniciado ainda em 1990, mas a data oficial foi em 1992, junto com demais municípios da região. Segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, estima-se que mais de dois mil habitantes ocupam o território de 203,440 km². Mas antes de se tornar município, essa terra era habitada por muitas culturas, como alemães e italianos, que há mais de 100 anos iniciaram suas produtividades no local, para assim, iniciar a colonização nesta terra farta, onde hoje é caracterizada pelo seu fator econômico, a agricultura, com a produção de soja, milho, trigo, feijão, criação de animais, gerando indústria e comércio. Muitas foram as conquistas dos munícipes nestes 27 anos, em diversos setores, como na Educação, que em 2018, atingiu IDEB 7,0, e subiu para a 27ª posição entre os 497 municípios gaúchos, colocando-se ao lado de outros 11 com o mesmo índice. Este foi apenas uma das diversas comemorações que os santo-antonieses já realizaram.O prefeito Elio Gilberto Luz de Freitas agradece a presença de toda comunidade que participou da programação, abrilhantando ainda mais o evento. Parabeniza também todos que fizeram parte da organização, para que tudo pudesse ser oferecido da melhor forma aos munícipes e auxiliaram no sucesso das comemorações do 27º aniversário do município.Você conhece os símbolos do brasão?O Brasão é composto de um Escudo Português, terciado em Asna; em campo superior argenta (prata), duas espécies de Araucárias em sinopla (verde), um livro e uma bobina, de papel em cor branca; no triângulo centra, em campo sinopla, a figura de um agricultor em argenta, em posição de trabalho; no campo inferior do escudo cozido de ouro, uma chaleira em sable (preto) e a cuia, bomba e erva, em coloração que lhe são próprias; como suporte, à destra (direita) um ramo de soja frutificado de sinopla e à esquerda hastes de trigo em ouro; abaixo, um listel em azul carrega a inscrição: 20-03 – Santo Antônio do Planalto – 1992; e uma coroa mural de quatro torres em ouro.