01 de abril de 2019 as 00:00 / Geral

VII Conferência Municipal de Saúde ocorre em Santo Antônio do Planalto

A Prefeitura de Santo Antônio do Planalto por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizaram na tarde de sexta-feira 29, a VII Conferência Municipal de Saúde. Ocorreu no Pavilhão da Comunidade Católica, com o tema: “Financiamento do SUS”. O evento contou com a participação do prefeito Elio Gilberto Luz de Freitas o qual iniciou a Conferência, e de representantes da Saúde Ana Cristina Candaten, presidente do Conselho de Saúde Gustavo Kasperbauer, vereadores, funcionários públicos, representantes de entidades, usuários, sociedade civil, entre outros. As Conferências Municipais de saúde reúnem de forma ampla, usuários, trabalhadores, prestadores e gestores do SUS, para discutir e refletir sobre as condições de saúde da população e a gestão do SUS, expressando posições e votando questões orientadoras do sistema.A VII Conferência Municipal de Saúde teve como finalidade avaliar o trabalho realizado pela municipalidade nessa área e propor as melhorias para a saúde pública em Santo Antônio do Planalto, direcionando os rumos da saúde municipal, juntamente com os gestores, prestadores de serviços do setor, sociedade civil organizada e usuários. Durante o evento também foram eleitos os delegados (as) para a Conferência Estadual de Saúde, sendo eleitos Irto Otomar Allebrand Titular-Segmento Usuário e Idanir Bianchetti como suplente; e Rosmari Alttmman como Titular-Segmento Trabalhador de Saúde e Graciele Soletti como suplente.O prefeito Elio falou sobre os avanços na Saúde santo-antoniense e os desafios a serem superados aumentando a oferta de consultas e exames aos munícipes, a reestruturação do Posto de Saúde, projetos de saúde entre outras ações em benefício da população, apesar das dificuldades referentes à falta de financiamento do Sistema único de Saúde (SUS).Após a fala das autoridades ocorreu a palestra de abertura da Conferência, com a convidada Ana Pádua, que abordou o tema central da VII Conferência Municipal de saúde: Financiamento do SUS, na qual a democracia é um ponto fundamental para a política de saúde do país. Destacou a expansão do SUS e consolidação da saúde coletiva, como um sistema público, universal, integral e equânime, focado na atenção primaria à saúde, principalmente nas áreas de maior vulnerabilidade social.A VII Conferência Municipal em Saúde de Santo Antônio do Planalto foi um espaço institucional destinado a analisar os avanços e retrocessos do SUS e propor diretrizes para a formulação de políticas de saúde em níveis correspondentes. Sendo vitais para o exercício do controle social, pois estabelecem diretrizes para a atuação dos conselhos de saúde nas três esferas de governo.