05 de maio de 2020 as 00:00 / Geral

Santo Antônio do Planalto tem Situação de Emergência homologado pelo Estado devido à estiagem

O Governo Estadual reconheceu a situação de emergência decretada por Santo Antônio do Planalto em virtude da forte estiagem que assola o município. O decreto municipal nº 017/2020 foi homologado pelo estado do Rio Grande do Sul em 30 de abril 2020.Diante desse reconhecimento da situação de emergência, os produtores rurais do município, sejam agricultores ou pecuaristas atingidos pela estiagem, poderão viabilizar as negociações de financiamentos e demais débitos com instituições bancárias, bem como ativação de seguros.O prefeito de Santo Antônio do Planalto, destaca a importância do reconhecimento do estado a este decreto, no qual houve uma grande mobilização da equipe de servidores públicos em parceria com a Emater/Ascar, Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário – CMDA e demais entidades ligadas ao campo no município, que trabalharam arduamente nas vistorias, levantamentos de dados e relatórios para a elaboração do documento. “Ficamos satisfeitos por ver que todo o esforço valeu a pena, já que a homologação por parte do estado, permite ao agricultor, ao produtor de leite, ao criador de animais em geral, agilizar a renegociação dos seus investimentos junto a instituições financeiras”, diz prefeito Élio.A falta de chuva nos últimos meses resultou em perdas significativas na cadeia produtiva do município. Houve quebra na safra do milho em grão e para silagem, a soja apresenta números baixos de produtividade, além da atividade pecuarista, que foi diretamente atingida com diminuição na produção da bacia leiteira e aumento de custeio para o produtor. A escassez de chuvas secou a vegetação, dificultando a produção de alimentos e consequentemente o desenvolvimento dos animais. As perdas no setor primário refletem diretamente na economia, uma vez que a redução do poder aquisitivo do homem do campo traz como efeito colateral a queda na movimentação econômica do comércio local, destaca Élio.