20 de julho de 2015 as 00:00 / Geral

Prefeita Cristiane discute crise dos municípios na reunião da Amaja

A prefeita de Santo Antônio do Planalto, Cristiane Alberton Franco, participou, na terça-feira (14), da reunião mensal ordinária da Amaja – Associação dos Municípios do Alto Jacuí –, na Câmara Municipal de Vereadores de Ibirubá. Junto a lideranças políticas de outros 14 municípios associados e da diretoria da Amaja, a prefeita integrou o debate sobre ações de contenção de despesas e medidas judiciais para a garantia dos repasses de recursos.Entre as medidas propostas, um novo planejamento das administrações municipais com as já tradicionais medidas de contingenciamento, como a adoção de turno único e contenção de gastos na máquina pública. Outra sugestão levantada pelas lideranças foi a possibilidade do encaminhamento de possíveis medidas judiciais para a garantia dos repasses de recursos, especialmente na área da Saúde, uma das principais afetadas pelos repasses em atraso do governo.“Unidos, os municípios da região têm mais voz, e o debate em conjunto de situações que são realidade na maioria das cidades, como dificuldades financeiras com a constante queda na arrecadação e atrasos nos repasses efetuados pelos governos estadual e federal, nos permite ampliar o diálogo e pensar em soluções que possam ser adotadas pelos prefeitos a fim de amenizar as dificuldades e evitar que a população sofra os efeitos da falta de recursos do governo”, comentou a prefeita.