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04 de outubro de 2018 as 00:00 / Geral

Santo do Antônio do Planalto comemora resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDE

Ao atingir o IDEB 7,0, Santo Antônio do Planalto sobe para a 27ª posição entre os 497 municípios gaúchos, colocando-se ao lado de outros 11 com o mesmo índice. A nota mais alta registrada pela pesquisa no Rio Grande do Sul é 7,9, diante de um IDEB estadual médio de 5,8.O segredo do sucessoA pontuação obtida é resultado de uma série de investimentos realizados pela atual administração pública em diversos setores do município, mas, especialmente, na educação, considerada o pilar do desenvolvimento de qualquer comunidade. Tanto isso é verdade, que não há comércio, indústria, agricultura ou prestação de serviços de qualidade sem uma base escolar sólida.O investimento em educação, em Santo Antônio do Planalto, começa muito cedo na vida das crianças, com ações voltadas tanto para a Educação Infantil, quanto para o Ensino Fundamental. E não para por aí: a Secretaria da Educação promove atividades que envolvem toda a comunidade santo-antoniense, desenvolvendo projetos culturais que visam à melhoria da qualidade de vida local.Desde 2017, a administração pública investe na formação dos corpos discente e docente, com a disponibilização de uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais como psicólogo, fonoaudiólogo e nutricionista, que oferecem suporte teórico, metodológico e prático. A ideia é resolver conflitos e sanar dificuldades de aprendizagem dos alunos nas escolas.Ao mesmo tempo, há um projeto que visa a fortalecer as relações entre a escola e a comunidade, no sentido de que aquela não pode ficar isolada da vida social. Por isso, a comunidade escolar também é beneficiada com palestras proferidas por especialistas, abordando questões importantes para a formação da cidadania, como família, trabalho, ética e relações interpessoais. A escola é um braço do corpo social e, como tal, não pode permanecer alheia à sociedade, nem encastelada em mundo à parte.Nesse sentido, merece destaque o projeto Mães na escola. Durante muito tempo, acreditou-se que à escola cabia o papel universal de educar as crianças e que as educadoras assumiriam o papel de segundas-mães. Essa proposição precisa ser invertida, já que o papel da escola é o de educar no sentido de produzir e transferir conhecimentos acumulados ao longo do tempo, os quais são fundamentais para o desempenho social dos estudantes. Mas a formação da base moral e afetiva deve ser tarefa da família. Assim, a presença das mães na escola contribui para construir uma sintonia fina entre os ambientes de educação formal e informal.Crédito das fotos: divulgação


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